A janela de transferências de verão de 2023 será lembrada por muitos como a da ascensão do futebol árabe, com inúmeros clubes empenhados em comprar os melhores jogadores do continente europeu. Após a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, houve uma verdadeira explosão de estrelas, prontas para contribuir para a ascensão do movimento. A essa lista com CR7, Milinkovic-Savic, Brozovic, Mané, Firmino e muitos outros, em breve Neymar se juntará, talento brasileiro agora em conflito com o PSG. O nome do ex-Barcelona, salvo surpresas de última hora, será mencionado nos resultados de futebol ao vivo ao lado do Al-Hilal, o clube mais condecorado com impressionantes 66 troféus.
Os números do acordo
Até o talentoso Neymar sucumbiu aos encantos do mundo árabe, com valores astronômicos. O brasileiro de 31 anos de São Paulo chegou a um acordo com o Al-Hilal, onde Milinkovic-Savic joga, por 100 milhões de euros por temporada por dois anos, um salário faraônico que, desconsiderando patrocinadores, resultará em 200 milhões em seus bolsos. Valores exorbitantes que tornaram impossível para o agora ex-PSG recusar, em conflito com o clube parisiense. Já era esperado, dadas as recentes notícias de que ele não estava nos planos de Luis Enrique. O PSG receberá cerca de 90 milhões de euros, depois de ter pago em 2017 a cláusula de rescisão de 222 milhões do Barcelona. Uma reviravolta que mudou completamente a cena do futebol, com a Arábia Saudita pronta para atrair os melhores jogadores do mundo!
Fim da relação Neymar-PSG por causa de Mbappé?
Conforme relatado pelos jornais franceses, a negociação foi concluída em poucas horas, com o acordo entre as partes chegando rapidamente. Os 90 milhões que irão para os cofres do PSG resolvem um problema interno que poderia causar muitos danos. Nas últimas semanas, houve muita discussão sobre a decisão do técnico espanhol de deixar Neymar, Verratti e Mbappé fora do time, provocando uma verdadeira revolução no time francês. Enquanto Mbappé foi reintegrado, com possível renovação após ameaçar ir para o Real Madrid de graça, para o brasileiro um destino diferente abalou o mundo do futebol. Segundo vários meios de comunicação, atrás da decisão de deixar Paris e o futebol europeu, estavam desentendimentos com o atacante francês. O conflito eclodiu quando o francês foi designado como o principal cobrador de pênaltis por Galtier, uma decisão que Neymar não apreciou, sentindo-se eclipsado pela estrela emergente da equipe. Por isso, o clube decidiu deixar o ex-Barcelona sair, embora a venda tenha sido concretizada um ano depois e com termos favoráveis para o clube.
Em seis temporadas, Neymar acumulou 173 jogos, com 77 assistências e impressionantes 118 gols. Estatísticas impressionantes, mas é verdade que o ás brasileiro também perdeu 119 jogos devido a lesões, evidenciando sua fragilidade física que muitas vezes ofuscou seu talento, gerando dúvidas entre os torcedores. Além disso, houve polêmicas contínuas sobre seu estilo de vida festivo e sua incapacidade de levar o PSG a vencer a Champions League, especialmente após a final perdida em 2020.
Agora, ele tem um novo caminho, na Arábia Saudita. Quem sabe lá ele não encontre a paz que faltou nos últimos anos?